CHANÇABLOG 2.0

Nova versão revista e melhorada

terça-feira, maio 09, 2006

Quem foi...?

Vamos tentar tornar isto mais interactivo.
Até pode parecer que uma sondagem via sms, com chamadas de valor acrescentado, mas não é.
Existe uma história que se conta na nossa terra, que de tanto romanceada já entra no campo das lendas.
Todos (os Chancences) já ouviram falar que ouve alguém há muito tempo que atravessou as guardas da Ponte Vila Formosa de bicicleta. Não sei se foi com tempo, mas acrescentou-se, conduzida ao contrário. Provávelmente, daqui a uns tempos dir-se-à de olhos vendados, que torna a acção mais heroica.
Diz-se também que outro personagem terá tentado o mesmo feito, mas acabou caíndo da ponte.
Entre a ficção e a realidade alguma coisa se passou.
O meu desafio é o seguinte:

Quais foram os personagens que interpretaram este episódio?
Quem atravessou,de facto, as paredes da ponte?
Quem o tentou imitar e caiu da ponte?

Aceitam-se apostas. Se alguém conhece outra versão da história pode acrescentar os factos. No final podemos desmistificar este episódio ou então recontruir a lenda.

Parede da Ponte Vila Formosa
Posted by Picasa

12 Comentários:

Blogger Carlos disse...

isso é que é imaginação.boa..
acho que já ouvi falar disso
acho que quem fez esse feito histórico foi o sical o herminío do crato lembro-me de ouvir algo sobre isso na tasca dos meus pais na estação da chança naquelas noites de verão onde se jogava ao belho e a a tasca sempre cheia de pessoal,que saudades principalmente do meu velhote.
adiante e o fulano que tentou repetir a proeza,acho que foram vários mas isso muitos anos depois mas acho que quem foi á água foi o joão cabeçana. pelo menos foi o que eu ouvia .....um abraço.

1:15 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Antes de mais, bem vindo, depois destes tempos difíceis que passaste. O meu abraço de solidariedade.
A minha versão da história é outra, mas como sou mais novo, provavelmente acrescentaram alguns pontos. Então reza assim, num dia de festa na ribeira, e após alguns copos, um famoso equilibrista chancense, resolveu desafiar a lei da gravidade e, vai daí, montou-se na sua pasteleira e, virado ao contrário, atravessou, ou quase, a ponte. Quase no fim, como é óbvio na história, caiu, mas o trambolhão foi pequeno e apenas restaram algumas nódoas negras. O seu nome: Zé Arado, mais um que deixa saudades.

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Benvindo e um abraço de solideriedade tambem. Pelo que ja ouvi, e por diversas vezes vou mais para a versao do PMD... bons artigos e brevemente dou noticias.

Reporter X

5:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Um grande abraço de solidariedade para ti, Olsec. Fico satisfeito por ter ver de volta com força a este teu espaço que tanto interesse desperta em todos nós.

Também eu concordo com o PMD. Creio que foi mesmo o saudoso Zé Arado quem fez a perigosa travessia.

Força.
extramodum

9:10 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

olá meus amigos eu tambem já ouvi várias versões dessa história e ouvi essas duas ai mencionadas pois sinceramente não posso dizer quem foi porque não sei mas se foi feito de verdade só podia ser pelo herminio,pois ouvi histórias que ele até subia a chaminé da cêramica ai na estação da chança, assim como fazia outras avarias.
um abraço .........

10:43 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Viva a todos.....
A versão que eu ouvi numerosas vezes tambem foi a do já falecido "Zé Arado".

P.Carlos

12:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu acho que foi o manuel policia

3:25 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu já atravessei as guardas da ponte.

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

foi o cabeçana

3:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

foi o joão cabeçana.

5:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

FOI O HERMINIO

12:14 da manhã  
Blogger O " Bravo" disse...

o PMD tem toda a razão, foi o meu tio ZÉ ARADO o autor da proeza, ganda Arado, bom homem ,ganda maluco

10:57 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial