CHANÇABLOG 2.0

Nova versão revista e melhorada

sábado, setembro 24, 2005

1 de Julho de 1518

No primeiro dia do sétimo mês do ano do Senhor Jesus Cristo de mil quinhentos e dezoito, D. Manuel I, concedeu o foral de Vila ao lugar de Chancelaria.
Dependia da provedoria de Portalegre e da ouvidoria de Vila Viçosa, e tinha como superintendente para a alçada civil e criminal um capitão-mor, que comandava um corpo de tropas, formadas por soldados de guerra que eram alistados, exercitados e armados pelo concelho, e que tinham por obrigação defender as suas terras. Tinha também dois juizes ordinários, três vereadores e escrivães.
Os Paços do Concelho funcionavam num edificio perto da Praça, no qual também funcionava a cadeia (foto em baixo).
O Concelho de Chancelaria estava sob a jurisdição de Abrantes desde 1379 e foi posteriormente confirmado pelo Mestre de Aviz.
No ínicio do séc. XVIII pertencia á comarca de Vila Viçosa e a 6 de Novembro de 1836, após várias alterações da jurisdição administrativa, foi posta em execução uma nova circuncrição administrativa, que previa a 3 distritos para o Alentejo e extinguia Concelho de Chancelaria, colocando-a sob a alçada judicial de Fronteira e administrativamente de Alter do Chão, em cujo municipio ficava integrada como freguesia.


Paços do Concelho
Posted by Picasa

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:59 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial