CHANÇABLOG 2.0

Nova versão revista e melhorada

domingo, fevereiro 18, 2007

CARNAVAL - ÚLTIMA HORA

ÚLTIMA HORA!

Segundo informações acabadas de chegar à nossa redacção, os ensaiados estão em vias de extinção.
Ao que parece os trajes das lojas dos chineses e dos trezentos estão a invadir toda a população carnavalesca, inclusivé na nossa terrinha.
Os ensaiados estão a ser substituidos por chinesas, homens-aranha, princesas, africanos, palhaços e máscaras de borracha.
Segundo um relatório de última hora sobre um "balho" de carnaval que decorreu ontem na Chança, não foi avistado nenhum espécime de ensaiado propriamente dito.
Peço a quem conseguir uma foto de um exemplar vivo, que possa enviar para o mail olsec@portugalmail.pt

15 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sou do tempo dos ensaiados e do carnaval autêntico.Quando hoje ouvimos as saias de Campo Maior, de Alter, Arronches e outras, estamos o ouvir as "modas" novas que surgiam no carnaval ou no encerramento (final) da azeitona, da monda ou da ceifa,.
Os "balhos" ou "descantes", faziam-se em casas particulares em que os pares, normalmente de namorados, formados por "ganhões"(trabalhadores do campo) e "criadas de servir" ou mondadeiras e ceifeiras cantavam e dançavam.Todos os anos havia uma "moda"(música) nova e os versos eram criados pelos próprios cantadores, tal qual como nas desgarradas.Assim se fizeram e desfizeram muitos namoros.
Eu,como era " mais fina" , (andava a estudar), não ia aos "balhos", ia aos "bailes" e não me "ensaiava" "mascarava-me". Vá-se lá saber porquê.
Rosa Maria.

12:03 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

POIS É CARO AMIGO SÃO OS SINAIS DO TEMPO.O INICIO DA GERAÇÃO RASCA.

12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é.... também estive na Chança este fim de semana e longe vai o temp em que os ensaiados eram um enigma... lembras-te dum "balho" com o saudoso Pélé, em que nos ensaimos de jogadores de futebol, éramos 10, passámos uma noite inteira a divertirmo-nos... outros tempos...
porra... estou a ficar velho

8:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Percebi a ironia e não acredito nessa da geração rasca, o que existe é uma geração que não vê uma saída para a sua vida.
Quando eu estudei sabia que, quando acabasse o curso, era professora e tinha colocação. Tudo dependia de mim, agora...
Se há coisa que não invejo é a vida dos jovens de hoje!
Têm "modernices" a que eu não tive acesso mas têm uma instabilidade que não desejo a ninguém. Força, rapazes e raparigas do séc, XXI!!!
Rosa Maria

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Num comentário de outro post também eu disse: Porra! estou a ficar velha.E tenho pena de que as coisas, quando mudam, mudem para pior.
As pessoas deixaram de ter vontade de se divertir, perderam alguns valores essenciais,desenraizaram-se e agora , mais ou menos novos,passam o tempo a carpir saudades.
Não sou das que pensam que antigamente é que tudo era bom mas também não penso que agora tudo é melhor. Mas que as pessoas tinham menos bens materiais mas muito mais alegria... lá isso tinham!!!

1:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Lembrei-me agora: foi num baile de carnaval que o meu marido me pediu namoro.Eu estava mascarada de espanhola, com castanholas e tudo, e ele de D'Artagnan.Não dizia "a bota com a perdigota" porque eram personagens muito diferentes mas o certo é que a coisa pegou e ainda hoje cá andamos.
E já lá vão uns bons pares de anos, não digo quantos para não me assustar.
Rosa Maria

12:07 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Sra Rosa Maria, meninas que se dizem finas existem muitas,o problema é mostrarem que o são! E estudar não é sinal de se ser menina fina,trabalhar é sinal de orgulho e de luta pela vida..

4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo que se dirigiu à srª Rosa Maria:
Não posso tratá-lo/a pelo nome, como o sr/ª fez comigo mas lamento que não tenha compreendido a ironia do meu comentário.Se reparar, o "mais fina" está entre aspas, tais como outros termos por mim usados.Para além disso, o comentário termina com um "vá-se lá saber porquê" que revela bem o que eu penso sobre o assunto. Se o comentador anónimo das 4:31 assim não entendeu, só posso lamenter a sua interpretação e repudio, com as letras todas, a censura que me é feita.Cultura e educação são coisas diferentes.Pelos vistos, faltou-lhe uma e outra. A primeira para interpretar o comentário e a segunda para não interpelar um comentador/a sem estar seguro de ter razão.
Em caso de dúvida, o melhor é ficar quieto, para não cometer gafes como esta.
Continuo a assinar - Rosa Maria.

3:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sra Dona Rosa Maria ou seja lá o que for..realmente ironia é o que não lhe falta..Parabéns por ser tão boa a português..so demonstra estar incluida no grupo das "meninas finas" que estudavam. Cultura e educação não me faltam pois fui criada para isso, talvez não tenha acontecido o mesmo consigo, pois pelos vistos fazer parte do grupo das meninas finas nao lhe adiantou de muito.E para seu conhecimento informo-a de que Cultura não é sinónimo de bom Português sua ignorante. E mais..cresca e apareça..

6:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Srª Dona seja lá qual for o seu nome...lamento mas continuo a pensar que lhe falta a educação. Eu não a ofendi, não lhe chamei o que me chamou aqui e, para que conste, o assunto, para mim, termina aqui. Continuo a pensar que não quis perceber o que escrevi. Já agora, saber interpretar o que se lê é cultura sim senhor.
Passe bem.
Rosa Maria.

12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Para o Olsec.
Este era um espaço onde passava algum tempo livre e com muito prazer. Lamento que um mal entendido, onde procurei trazer ao presente a mentalidade retrógrada e preconceituosa de outros tempos, fosse mal interpretada. Não gostei da interpretação que alguém fez do meu texto e respondi, fazendo uso do direito de resposta que me assiste.
As minhas desculpas pelo mau clima gerado e, por mim,o assunto fica aqui encerrado.Rosa Maria.

12:18 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

só tenho a lamentar que para haver actividade num blog tenha de se descer tão baixo enfim,parece que gostam de confusão até ofender pessoas o pior é quando o objectivo é secalhar aumentar o numero de comentários no blog não sei o que ganham com isso enfim não tenho mais nada a dizer eu até nem sabia se havia de deixar comentário só para não ser mais um para a estatistíca .
este é o unico comentário que vou deixar não vou responder a provocaçoes e já agora quem não quer ser raposa não vista a pele.
um conselho para este e para os outros blogs relacionados com a chança e para quem comenta um pouco de humildade nunca vez mal a ninguem .

9:41 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Às vezes sou um bocadinho ingénuo mas agora percebi uma coisa: por causa destas quezílias estúpidas é que as pedras não tocam...

1:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pensei que houvesse liberdade de expressão.Para as duas figuras que trocaram opiniões e se exaltaram so tenho a dizer que não vale a pena chatearem-se por coisas insignificantes.

8:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A verdade é como o azeite, vem sempre ao cimo.Não custa nada ler o primeiro comentário da lista acima para ver qual a minha formação e a importância que dou aos pseudo-estatutos.
E agora, mudemos de assunto: o Carnaval já passou, vem aí a Páscoa e, apesar do nevoeiro, assim que puder vou à Chança.
Já agora, gostava de acrescentar que, pela fama, não eacapei lá muito às formigas porque sou uma pobre anónima mas, quantos aos olhos, tenho-os cá e bem abertos, como convém.
Rosa Maria

11:33 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial