CHANÇABLOG 2.0

Nova versão revista e melhorada

sexta-feira, janeiro 26, 2007

BRRRRRR!!! Está um frio de rachar!

Nevou na Chança!
Com alterações climáticas por aí anunciadas talvez tenhamos um dia uma estância de neve no Alto da "P'serra".
Mas para os mais esquecidos, onde estão aqueles invernos das torneiras congeladas, da patinagem nas poças de água, dos capotes, das samarras, dos safões...
Desde que eu me lembro que a Chança é fria.
A geada cobre os campos de madrugada, deixando um manto branco que parece neve.
Há registo de alguns nevões históricos. Lembro-me de um em 82 ou 83. Os mais antigos falam de outro há mais tempo.
Mas eu gosto daquele frio. Entranha-se nos ossos mas passa com o aconchego do canto do lume ou duma braseira.
Ontem nevou na Chança e eu gostava de lá estar.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Há frios só para quem os merece. Os da Chança são assim.Eu também me lembro bem das geadas,e do "caramelo" na água dos tanques da roupa.A minha mãe ralhava-me porque eu partia o gelo com as mãos e depois ficava enregelada...
Isto sim, são frios que se vejam. Nos últimos anos, os frios têm sido só ameaças.
Agora moro junto ao mar e o frio não é tanto,mas que refresca, lá isso refresca!
Rosa Maria

6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é...amanhã vou á chança, e aproveito para sentir o seu frio de rachar...nem de propósito, os temas dos teus últimos posts.
Vou também estar atento aos mais diversos pormenores culturais e sociais dos pchardecos,para poder trazer alguns motivos de reportagem,para publicação futura.
Um abraço.
REPORTER X

7:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estava frio mas não nevou.
:)jc.

8:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Hoje a minha sopa foi ...feijão com couve. Imaginem as memórias que me invadiram a cabeça...o"lar" com o lume aceso da casa da minha avó; a panela de barro com o jeijão para cozer logo de manhã; as couves apanhadas no quintal, ainda molhadas da geada,bem escolhidas, não fosse alguma lagarta tecê-las; a vara dos chouriços na chaminé, ao fumeiro;
a cadeira de bunho dentro da chaminé,para aproveitar todo o calor do lume; o canudo para espevitar a chama e a tenaz para apanhar as brasas. Santo Deus! O que uns jeijões e umas couves podem fazer....

6:01 da tarde  
Blogger O " Bravo" disse...

olha, a esta hora ainda não jantei, mas mamava umas couvitas com feijão!
ai não, que não marchavam.

9:50 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial