CHANÇABLOG 2.0

Nova versão revista e melhorada

sexta-feira, julho 18, 2008

Chançafiles - Mitos rurais (republicação)



Todos temos memórias de infância. Aquelas memórias que o tempo vai apagando até se tornarem simples imagens, situadas entre a realidade e a ficção. Mas existem situações realmente extraordinárias que sendo ficção ou realidade merecem ser contadas. Por vezes esses factos são de tal maneira estranhos que se podem tornar autênticos mitos.
Estavamos no verão quente de 75. O Alentejo fervilhava de emoções. Qualquer pequena faísca podia atear um grande incendio. Eu estava em casa, já era noite. Subitamente ouviu-se um enorme burburinho. Algo estranho tinha acontecido no adro da igreja. Não tenho certezas de como se terão passado as acontecimentos, mas eu acho que me levaram a ver o fenómeno. Quando lá chegamos não vimo nada, assim como muitas outras pessoas que chegaram antes e depois de nós. Conta-se que do céu veio uma luz vermelha em forma de uma foice e de uma martelo, que terão iluminado aquela noite quente de verão. Para espanto geral essa luz terá sido projectada na parede da igreja.
- Era um cometa! - diziam uns.
- Era um OVNI! - respondiam outros.
O que aconteceu realmente naquela noite de verão não faço a mais pequena ideia. Mas muitas explicações surgiram de imediato.
- Aquilo era coisas dos Russos. - diziam uns com um certo orgulho.
- Coisas do Diabo! - diziam as beatas fazendo o sinal da cruz, tentado no entanto convencer alguém (ou a elas mesmas) de que aquilo poderia ser a Nossa Senhora, em que o martelo seria a cabeça e o traço da foice o manto que a cobria.
Apesar de muitos jurarem a pés juntos que viram sim senhor, e que era assim deste tamanho, exemplificando com gestos, e vinha daquele lado, e depois desapareceu na noite assim como apareceu, eu penso que na realidade ninguem terá visto coisa nenhum. Mas o mito ficou. Ainda hoje tento encontrar explicações mais ou menos plausíveis para o que terá acontecido naquela noite. Uma das explicações que me dá mais gozo imaginar é a ideia de que algum ser extraterrestre, dotado de uma inteligência e tecnologia superior, tenha atravessado o Universo para projectar uma foice e um martelo, vermelho na parede da Igreja Matriz de Chança, com o objectivo de convencer a população a votar no PCP; converter as beatas ao marxismo/leninismo; promover a URSS como potência mundial, para que os americanos não mandassem mais sondas para o espaço.



Publicado a 20/02/2005

Comentário de 17/07/2008

IMA disse...
A foice e o martelo (avermelhados) no céu...sim, eu estava lá nesse momento e também os vi. Um desenho bem elaborado, formado entre as poucas nuvens que havia,nessa ocasião. Foi em Junho de 1975 e no adro da Igreja estavam algumas pessoas, que, como eu olhavam para o céu admirando o fenómeno. Claro, surgiram de imediato comentários à moda da Chança.Eu sempre fiquei com a ideia e é a única explicação que me ocorre: o sol tinha acabado de se enconder atrás da linha do horizonte, havia bastante claridade, os raios solares incidiam nas poucas nuvens, dando-lhes um tom laranja/avermelhado,provocando a coincidência de uma imagem que nos era muito familiar na época, porque há muitas coincidências nanatureza; quantas vezes olhamos para coisas que nos fazem lembrar outras..


4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Eu também estive lá, e tinha apenas 4 anos. Foi deslumbrante e enigmático. Vivíamos o Verão quente de 75 (nessa altura ainda mais quente)e foi tema de conversa e de estórias no imagário chancense durante largas semanas.
Falando de recordações, sugiro a todos os que frequentaram o Colégio de Alter a consulta do site: http://colegiodealter.net que nos convida a uma jornada de comemoração em 4 de Outubro.

2:19 da tarde  
Blogger RM disse...

É assim que se dão os milagres. Se a figura tivesse uma aspecto humano, com contornos esfumados e brilhantes...lá teríamos a Nossa Senhora da Chança e a Chança seria um santuário alentejano.
Mas lá que a natureza prega partidas, lá isso prega! É ver as formas de algumas rochas,onde parece que houve mão de gente!
A propósito:Será que os milagres também têm uma mãozinha humana?

1:58 da manhã  
Blogger O " Bravo" disse...

inch,ó pá em 75 eu ainda ai estava e não me lembro nada dessa historia e olha que tinha 15 anos,lembro-me de muitas das coisas que me falam no blog,tal como as futeboladas, vila vs baldios,coboiadas na escola velha colegio de alter e muitas mais que vou tentar recordar para meter no grande CHANÇABLOG


Mais um pechardeco

8:36 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Embora tardio, aqui deixo o meu testemunho sobre este caso fa foice e do martelo nessa noite. É verdade! Eu também vi. Tinha 9 anos na altura, e estava na minha aldeia natal, cerca de 20 Km a Norte de Santarém.

10:55 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial